Olá Supermaquiadora,
Você já ficou em dúvida sobre quais cores utilizar na maquiagem?
Farei aqui uma série de posts trazendo abordagens relacionadas às cores pigmentos.
Importante ressaltar que existe diferença entre a cor luz e a cor pigmento, mas nesse post, focarei nas cores pigmentos.
Nesse primeiro post sobre cores pigmentos, vamos entender a importância das cores na comunicação e o que são cores cromáticas e acromáticas.
As cores tem o poder de construir uma linguagem própria, de comunicar uma ideia, podendo sua mensagem ser compreendida por qualquer pessoa, mesmo que esta não saiba ler.
De acordo com Middleton (2018), em sua obra Color Theory For The Makeu-up Artist, ao criar uma maquiagem você precisa considerar os efeitos psicológicos que as pessoas sentem naturalmente ao observar determinadas cores, uma vez que as cores podem evocar emoções e desencadear certos humores.
Portanto, podemos dizer que cada cor traz uma mensagem ao seu observador e, essa mesma cor, inclusive, pode trazer mensagens diferentes dependendo da sua tonalidade, o que será abordados nos próximos posts.
Para começar, vamos entender o que são cores pigmentos acromáticas e cromáticas.
As cores pigmentos são classificadas em duas categorias: pigmentos acromáticos e pigmentos cromáticos.
Cores acromáticas: O branco, o preto e os cinzas, produzidos pela mistura do preto e do branco, são denominados acromáticos porque não contêm cor.
Cores cromáticas: são todas as cores que formam o círculo cromático, como as cores quentes e frias.
Na maquiagem, é muito importante conhecer e entender as cores, bem como a mensagem que cada cor traz para quem a observa.
Portanto, esse conhecimento é extremamente importante para uma maquiadora visagista pois, através das cores, iremos conectar a personalidade, o estilo pessoal da mulher e a mensagem que ela deseja transmitir através da maquiagem.
Quais os critérios você utiliza para escolher as cores da maquiagem?
Gostou desse post? Me conta nos comentários 😉
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.